Blog

Madri Comercio - icon

ENTENDA O QUE É A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE AR-CONDICIONADO

O nosso corpo precisa de visitas regulares ao médico, de check-up, para identificar ou prevenir possíveis enfermidades, mesmo que não estejamos nos queixando de alguma coisa. Dessa mesma maneira, existe a manutenção preventiva de ar-condicionado.

As máquinas e equipamentos para funcionarem com o desempenho esperado devem ser submetidos às revisões periódicas. Neste post, vamos explicar tudo sobre a manutenção preventiva de ar-condicionado. Confira.

Manutenção preventiva de ar-condicionado?

Exatamente! A manutenção preventiva é um procedimento técnico que tem como função prevenir possíveis danos que venham a prejudicar o funcionamento dos equipamentos.

O aconselhável é que esse serviço seja realizado somente por profissionais autorizados pelo fabricante, pois eles conhecem os padrões exigidos pelas empresas.

Qual a importância da manutenção preventiva?

Com a manutenção preventiva, a empresa que realiza o serviço garantirá que você não seja pego de surpresa por danos que poderiam ter sido corrigidos antecipadamente. Com isso, não enfrentará períodos de calor ou frio por falta do seu ar-condicionado.

Quais as vantagens?

A frase que diz: “antes prevenir do que remediar”, se aplica perfeitamente para os serviços de manutenção preventiva de ar-condicionado.

Conheça as principais vantagens de se antecipar aos riscos de danos no seu equipamento:

  • – Economia para o proprietário do equipamento, pois, os defeitos ocorrerão em um número menor de peças, visto que a maioria delas já foi revisada;

    – Medições de desempenho de peças e acessórios;

    – Limpeza geral do equipamento;

    – Prevenção de riscos de doenças respiratórias e alérgicas advindas de filtros sujos;

    – Prolongamento da vida útil de peças e acessórios do equipamento;

    – Redução de períodos de indisponibilidade do equipamento;

    – Histórico de manutenções no equipamento;

    – Economia de energia.

    Quando fazer a manutenção preventiva?

    A manutenção preventiva deve acompanhar as recomendações descritas pelo fabricante, de acordo com cada modelo. Além disso, deve ser considerada a frequência de uso.

No caso de lojas, escritórios, hospitais, escolas, empresas, instituições, entre outros, o ar-condicionado funciona durante um período maior que nas residências, por isso, a manutenção deverá ocorrer mais vezes do que nas casas e apartamentos.

Como fazer a manutenção?

A manutenção preventiva de ar-condicionado deve ser feita em todo o seu conjunto de peças e acessórios, que podemos dividir em: unidade evaporadora, condensadora e tubulação. Para executar esse processo deve ser seguida uma rotina de revisão.

Conheça o passo a passo:

  • conferir a tensão da rede elétrica: 127 V, ou 220 V;
  • limpeza ou substituição dos filtros;
  • realizar a limpeza dos gabinetes, grelhas e do corpo do equipamento;
  • higienização das serpentinas, da tubulação metálica e de PVC, para evitar a proliferação de mofos, fungos, bactérias e demais micro-organismos;
  • conferir todas as conexões, fazendo o reaperto de parafusos, porcas e flanges;
  • conferir a fixação dos suportes;
  • verificar a espuma de isolamento térmico da tubulação.

    Assim, entendendo o que é a manutenção preventiva de ar-condicionado, pode-se perceber que isso não é serviço para curiosos. Para que o serviço seja executado sem riscos de danificar o seu equipamento é necessário a contratação de profissionais qualificados.

Fonte: https://blog.adias.com.br/

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Fale com um vendedor!