Quando a temperatura começa a esquentar, não há dúvidas, é preciso resfriar o ambiente. O ventilador é uma das opções mais populares para acabar com o calor, principalmente por ser mais acessível devido ao baixo custo inicial.
Mas você já ouviu falar que usar ventilador faz mal para a saúde? Continue conosco e entenda o porquê!
Como funciona o ventilador?
O ventilador é composto por hélices ou pás, que ao circular, formam uma corrente de vento. Essa corrente direta de ar é a responsável por gerar um resfriamento do ambiente, podendo baixar a temperatura em até 3 ºC.
Como o ventilador faz mal à nossa saúde?
Apesar de apresentar algumas vantagens, não há como negar que o ventilador faz mal ao nosso organismo, de maneira geral. O seu uso constante pode causar:
Ressecamento da boca, pele, vias respiratórias e olhos
O resfriamento do ambiente causa uma perda de líquido na nossa pele, mucosas e olhos, o que deixa essas partes do corpo mais ressecadas. Uma das formas de amenizar esse ressecamento é deixar no ambiente um copo ou bacia com água, ou então utilizar um umidificador de ar.
Enfraquecimento do sistema imunológico
Com o ressecamento das vias respiratórias há uma diminuição de secreção natural no local, que tem a função, dentre outras, de proteger a área de invasão dos vírus e bactérias. Isso faz com que você fique com maior chance de adquirir doenças respiratórias, como gripes e resfriados.
Desenvolvimento ou piora de crises alérgicas
Além da corrente de ar direta causar resfriamento do ambiente, ela provoca a suspensão de partículas de poeira e ácaros. Isso acontece independente de a casa estar suja e pode desencadear ou piorar crises alérgicas, como dermatite atópica, rinite, sinusite e conjuntivite.
Nesses casos de pessoas alérgicas, é muito importante manter a limpeza do ambiente e das pás do ventilador com pano úmido, além de evitar bichos de pelúcia, tapetes e outros objetos que possam armazenar essas partículas mais facilmente.
O ventilador é a única opção?
Felizmente o ventilador não é a única opção para se manter fresco em tempos quentes. Outra opção bastante vantajosa é o ar-condicionado, que promove um resfriamento no ambiente de forma diferente.
Apesar de também causar o ressecamento dos olhos, pele, vias respiratórias, isso é facilmente resolvido com um umidificador ou uma bacia de água no ambiente.
A grande vantagem do ar-condicionado em relação à manutenção da sua saúde é que ele não causa o levantamento de partículas de forma tão intensa como quando o ventilador é utilizado. Além disso, há muitos modelos que contém filtro de partículas, minimizando ao máximo essa exposição.
Quem sofre com alergias sabe o quanto essa vantagem faz toda diferença no momento de escolher uma opção para se refrescar no calor. Além de poupar seu organismo do mal estar, coriza, dor de cabeça e indisposição, optar pelo ar-condicionado também é um investimento pela poupança com medicamentos voltados para o tratamento dessas crises.
Reduzir ou evitar sintomas alérgicos também garante manutenção do bem-estar e produtividade durante o dia a dia, o que amplia a vantagem do ar-condicionado sobre o ventilador, não apenas referente à saúde, mas também seu retorno como investimento.
Hoje vimos que utilizar ventilador faz mal, quando há o uso constante e sem as devidas precauções, como limpeza periódica do ambiente e das pás. Além disso, seu uso pode ser bastante prejudicial a pessoas alérgicas. É importante considerar o uso do ar-condicionado, uma vez que ele demonstra menos risco à sua saúde, tornando-se um investimento excelente para quem quer se manter fresco e saudável.
Fonte: https://blog.adias.com.br/